Opções de Depósito em Conta Aberta para Exportadores
Uma transação de conta aberta é uma venda em que as mercadorias são enviadas e entregues antes do pagamento - geralmente 30-60 ou 90 dias em vendas internacionais. Embora carregue algum risco para os exportadores, quando usada corretamente, pode ajudar a aumentar a competitividade.
A abertura de uma conta normalmente requer documentação e prova de identidade. Além disso, algumas contas requerem um depósito inicial para cobrir as taxas de manutenção.
Abrir conta
A conta aberta é um mecanismo de pagamento alternativo à carta de crédito que oferece aos compradores e vendedores no comércio internacional uma opção de pagamento. É freqüentemente utilizada no comércio internacional quando as mercadorias são enviadas antes do vencimento do pagamento - geralmente dentro de 90 dias - o que ajuda a garantir entregas pontuais de seus itens.
Embora esta opção de pagamento possa parecer arriscada para os exportadores, pode ser uma forma eficaz de garantir uma venda se feita com cautela e utilizando técnicas comprovadas de financiamento comercial que mitiguem os riscos potenciais de não pagamento. Além disso, ela dá ao exportador uma vantagem sobre os concorrentes, permitindo que eles cobrem preços mais altos por suas mercadorias do que eles poderiam de outra forma.
O dinheiro contra mercadorias (também referido como conta aberta) é uma opção de pagamento popular que muitos importadores utilizam em vez de cartas de crédito. Ao contrário da carta de crédito, que é uma transação estabelecida, as contas abertas requerem muito mais negociação e risco, portanto é essencial que você tenha cuidado ao lidar com importadores.
A principal vantagem desta opção de pagamento é que ela permite aos importadores pagar após receber e inspecionar as mercadorias em seu país de origem. Embora este seja um empreendimento altamente arriscado, ele permite que eles contornem as taxas de desembaraço aduaneiro, bem como outras taxas relacionadas a transações de cartas de crédito.
Devido à escassez de financiamento comercial em muitos mercados estrangeiros, os exportadores estão sendo forçados a oferecer condições de crédito a seus clientes internacionais a fim de gerar vendas. Isto criou uma mudança abrupta nos riscos financeiros envolvidos nas negociações comerciais internacionais.
Portanto, os exportadores devem estar atentos aos riscos políticos, econômicos e comerciais envolvidos na oferta de termos de Conta Aberta. Isto é especialmente relevante para países menos desenvolvidos, onde muitos importadores estrangeiros competem por oportunidades comerciais limitadas e podem tentar extrair estas condições de pagamento dos exportadores.
Para se proteger financeiramente das transações de Conta Aberta, utilize técnicas comprovadas de financiamento comercial como seguro de crédito à exportação e fatorização de faturas. Isto garantirá que suas vendas sejam garantidas por um comprador conhecido e confiável, enquanto ajuda a mitigar os riscos associados às condições de crédito da Conta Aberta, aumentando a liquidez e fortalecendo sua posição financeira.
Carta de crédito
Uma carta de crédito é um acordo entre um comprador e um vendedor em que o banco garante o pagamento de bens e serviços. Isto garante que os compradores paguem a tempo por todos os itens, enquanto também garante que os vendedores sejam pagos se o comprador não fizer o pagamento.
As cartas de crédito ajudam os importadores e exportadores a reduzir seus riscos, garantindo o pagamento. Isto os libera para se concentrarem em outros aspectos do negócio.
Além disso, isto os ajuda a administrar seu fluxo de caixa de forma mais eficaz. O processo de obtenção de uma carta de crédito geralmente requer o trabalho conjunto de várias partes para que o negócio transcorra sem problemas.
O solicitante é a parte que solicita uma carta de crédito. Este processo pode ser longo, pois envolve a coleta e apresentação de documentos para provar que você é um parceiro honesto e confiável.
Uma vez aprovado um pedido, o beneficiário - a parte que recebe fundos como resultado da carta de crédito - vem em seguida. Eles podem enviar o dinheiro diretamente ao banco emissor que, por sua vez, faz o pagamento ao vendedor como parte do negócio.
As cartas de crédito vêm em muitas formas, tais como comerciais, rotativas e de viajante. Cada uma tem seu próprio uso distinto, mas todas podem servir como uma grande opção para pequenas transações comerciais.
Quando uma carta de crédito é emitida, o vendedor fornece instrumentos negociáveis para representar a mercadoria que está sendo comprada. Estes documentos são então encaminhados ao banco emissor que os revisa para determinar se cumprem todas as condições necessárias estabelecidas no contrato de carta de crédito.
É essencial verificar a validade de uma carta de crédito antes de seguir em frente. Se os documentos não corresponderem corretamente, isso pode criar problemas para ambas as partes envolvidas na transação.
Além disso, documentos incompletos podem deixar de fora informações ou detalhes vitais. É por isso que é tão essencial que o vendedor forneça todos os documentos necessários prontamente.
Financiamento da cadeia de suprimentos
O financiamento da cadeia de fornecimento é um intermediário financeiro que facilita os pagamentos entre empresas, freqüentemente utilizado por grandes varejistas e empresas de comércio eletrônico. Beneficia ambas as partes, pois ambas são pagas mais rapidamente e podem manter seu capital de giro por mais tempo sem prejudicar seu relacionamento.
Os fornecedores podem se beneficiar otimizando seu capital de giro, o que significa que podem produzir mais mercadorias para venda e liberar dinheiro para uso interno. Também lhes dá a segurança de resistir a quaisquer rupturas em suas cadeias de fornecimento que possam ocorrer, o que é essencial para a sobrevivência dos negócios.
Outra vantagem do financiamento da cadeia de fornecimento é que ele permite que as empresas paguem seus fornecedores mais cedo, o que ajuda a reduzir os dias de vendas pendentes (DSO), um indicador importante para avaliar a saúde financeira de uma empresa.
Os fornecedores podem vender suas faturas a uma instituição financeira terceirizada a taxas descontadas em troca de serem pagas antecipadamente. Eles têm a liberdade de selecionar quais faturas devem ser pagas e em alguns casos até mesmo vender todas as suas contas a receber - este processo é conhecido como factoring.
As instituições financeiras envolvidas no financiamento da cadeia de suprimentos têm interesse em ver os fornecedores que financiam permanecerem estáveis e, em alguns casos, podem até investir diretamente nesses negócios. Ao manter uma conta a receber pelo seu valor original e cobrar juros dos compradores que estendem as condições de pagamento, estas instituições financeiras podem obter um pequeno lucro em cada transação.
O sucesso de um fornecedor é vital para seus clientes, pois torna os produtos que eles produzem mais desejáveis. Um mau relacionamento com seu fornecedor pode se revelar caro a longo prazo; é por isso que o acesso ao financiamento da cadeia de fornecimento é tão essencial - de modo que eles possam evitar este problema e garantir que os clientes recebam seus itens dentro do prazo. É por isso que muitas grandes empresas de comércio eletrônico e varejo implementaram programas de financiamento da cadeia de fornecimento: para evitar que tais problemas ocorram.
Factoring
O financiamento de contas a receber, também referido como factoring, é um método de financiamento no qual você vende suas faturas não pagas com desconto a um terceiro. O fator então cobra o pagamento dos clientes dentro de 24 horas - permitindo que você seja pago mais rapidamente e melhore o fluxo de caixa.
O factororing é uma opção popular para pequenas empresas, uma vez que fornece dinheiro instantâneo e geralmente é mais barato do que um empréstimo de um banco. Entretanto, o factoring vem com certos riscos; portanto, ele deve ser usado apenas com parcimônia.
Para ser elegível para o factoring, você deve atender a vários requisitos. Em primeiro lugar, os clientes que podem pagar suas contas prontamente são essenciais - os fatores querem ter certeza de que essas pessoas têm solvência.
Além disso, sua empresa precisa de um fluxo constante de vendas a fim de demonstrar que você tem bom crédito e um modelo comercial estabelecido.
Uma vez satisfeitos estes pré-requisitos, sua empresa será considerada para o factoring. Os fatores considerarão várias coisas ao determinar sua elegibilidade: solvência, tamanho dos clientes e condições de crédito da fatura.
Outro fator a considerar é há quanto tempo suas faturas estão pendentes ou não cobradas. Isto determinará quanto você pagará pelos serviços de factoring.
O tipo de acordo de factoring que você assinar influenciará a taxa cobrada. Alguns fornecedores fornecem o factoring sem recurso, ou seja, se os clientes não pagarem suas faturas, então você não será responsabilizado por cobrir quaisquer custos de factoring.
Se você não tem certeza se seus clientes são dignos de crédito, é prudente procurar assistência profissional. Isso garantirá que você mantenha um forte relacionamento com seu fator e obtenha o melhor negócio para o seu negócio.
Quando você precisa de dinheiro urgente para atender às necessidades de liquidez a curto prazo, um empréstimo do banco pode ser sua melhor aposta. Embora esta opção seja rápida e eficiente, ela vem com riscos, pois os empréstimos normalmente apresentam altas taxas de juros e efeitos compostos que podem levar anos para se recuperar.