Criar conta com segurança com 2FA

A autenticação de dois fatores (2FA), também conhecida como verificação em duas etapas (2FA), aumenta a segurança ao exigir dois fatores distintos para se logar no sistema. Estes podem incluir uma senha, mensagem de texto, ou biometria como impressões digitais ou rostos.

Embora não seja 100% eficaz, esta solução protege contra o phishing e outros ataques maliciosos que tiram proveito de credenciais fracas. Além disso, ela reduz significativamente o potencial de tentativas de força bruta de senhas.

O novo método seguro de login de autenticação de dois fatores

A invasão de senha em numerosas empresas demonstrou nossa vulnerabilidade ao acesso não autorizado e ressaltou a necessidade de métodos de autenticação mais fortes. A autenticação com dois fatores (também referida como 2FA) é uma medida de segurança que acrescenta uma camada extra de proteção à sua conta.

As senhas tradicionais, que são vulneráveis a qualquer pessoa com acesso, não podem oferecer garantia suficiente de identidade para o 2FA. Este dispositivo adicional pode ser um token físico ou uma característica biométrica.

Um token pode tomar a forma de uma senha única gerada localmente no dispositivo com o qual um usuário está acessando sua conta. Alternativamente, o dispositivo pode ter uma chave criptográfica embutida que pode ser usada para confirmar sua identidade.

A autenticação biométrica torna muito mais difícil para os hackers obterem acesso a uma conta e até mesmo protege contra roubo físico ou perda do próprio dispositivo.

Outra forma popular de 2FA envolve tokens de software armazenados em um dispositivo móvel ou PC e usados para validar a identidade de um indivíduo. Estes tokens dinâmicos são baseados em uma chave criptográfica específica que só pode ser localizada pelo usuário e que expirará após um período especificado.

Push-based 2FA é uma maneira eficiente de simplificar o login para seus usuários. Ele elimina a necessidade de códigos de acesso e reduz os riscos de phishing. Quando um usuário tenta fazer login, ele receberá uma notificação push em seu dispositivo móvel com informações a respeito da tentativa de login que podem ser verificadas.

Existem várias formas de autenticação de dois fatores ( 2FA), cada uma com suas próprias vantagens e inconvenientes. As opções populares incluem mensagens de texto SMS, fichas de hardware e fichas de software - todas proporcionando uma camada extra de proteção, mas nem todas são criadas de forma igual. Algumas técnicas podem ser muito complexas ou inconvenientes para os usuários finais; o melhor curso de ação para sua empresa é determinar o que funciona melhor tanto para você quanto para seus usuários.

O processo

A autenticação com dois fatores (também conhecida como 2FA) é um passo essencial para proteger seus dados online. Ele acrescenta outro nível de proteção exigindo tanto algo que você sabe (a senha) quanto algo que você possui (um dispositivo com um aplicativo de autenticação) a fim de desbloquear sua conta. Isto ajuda a proteger contra ataques de phishing, keyloggers e outras formas de software malicioso.

Além disso, ele aumenta sua segurança contra hackers e evita a perda de dados sensíveis. Tornou-se amplamente adotado por uma série de organizações, incluindo grandes bancos, estabelecimentos de saúde, governos e provedores de educação, para reforçar sua segurança contra ataques.

No entanto, o 2FA continua vulnerável a ataques apesar de sua eficácia. Isto ocorre porque os criminosos podem usar várias técnicas, como engenharia social e ataques por força bruta para contornar o sistema.

Por exemplo, eles podem criar um número de telefone falso que envie códigos de verificação via mensagem SMS, ou usar um software de espelhamento de texto para ler seus textos e tomar posse dos códigos. Em última instância, estes indivíduos poderiam usar estes códigos para ter acesso a suas contas.

Alguns hackers podem tentar enganar você para fornecer-lhes seu código 2FA através de esquemas de phishing, o que pode ter conseqüências terríveis para sua segurança.

Além disso, alguns usuários aprovam acidentalmente pedidos de acesso à sua conta sem se darem conta de que foram comprometidos. Por exemplo, eles podem estar em uma chamada ou distraídos por outra atividade quando notificados para aprovar um pedido ou solicitação.

Para manter suas informações seguras, use uma senha forte e complexa que ninguém mais possa adivinhar ou invadir. Entretanto, isto pode ser demorado devido às crescentes brechas de segurança. Felizmente, há várias medidas fáceis de implementar que você pode tomar gratuitamente: autenticação de dois fatores; garantir que seu gerente de senhas utilize algoritmos fortes; e, por último, sempre mudar suas senhas regularmente.

Opções de autenticação

A autenticação de dois fatores (freqüentemente referida como MFA ou autenticação multi-fator) é uma medida de segurança projetada para impedir o acesso não autorizado, exigindo que os usuários forneçam outra forma de verificação. Este segundo fator pode ser qualquer coisa, desde um número de telefone ou aplicativo até mesmo sua chave de segurança. Não só é gratuito e simples de configurar, mas é uma forma eficaz de manter suas contas seguras.

Comercial ou individual, 2FA é uma característica essencial de segurança que pode salvaguardar contas e dados de cibercriminosos. É essencial saber quais opções estão disponíveis e como elas funcionam para que você possa selecionar a medida de segurança mais adequada às suas necessidades individuais.

Ao selecionar métodos de autenticação para sua organização, há três escolhas principais. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, não deixe de selecionar a opção certa de acordo com as necessidades de sua organização.

O passo inicial na configuração das configurações de segurança para cada usuário e função que você está protegendo começa com a navegação para Admin Dashboard - Users - All Users ou selecionando um usuário específico e clicando em Edit.

Selecione um Método de Autenticação - Decida se você deseja utilizar uma chamada telefônica, um SMS ou um aplicativo de autenticação. Sugerimos o Google Authenticator que está disponível tanto para dispositivos iOS como para Android.

Habilitar SMS ou opção de autenticação de chamada telefônica - Se você selecionar esta opção, nós enviaremos um código de autenticação para seu telefone através do aplicativo Authy ou mensagem de texto. Embora não seja enviado imediatamente como com o uso de um aplicativo de autenticação, ele é mais seguro do que não habilitá-lo de forma alguma.

Desabilitar senhas - Selecione esta opção para eliminar a exigência de senha para login, bem como eliminar a necessidade de recuperação de senha.

Você pode desabilitar senhas para todos os usuários ou funções de usuários selecionados. Sugerimos que você só utilize esta opção se souber que nenhuma senha será necessária durante o login e que os usuários não precisarão alterar suas senhas.

Como em qualquer medida de segurança, quanto mais robusto for seu 2FA ou o processo de recuperação de conta, melhor. Há várias medidas que você pode tomar para aumentar a segurança, tais como registro detalhado da atividade da conta, tentativas de login limitadoras de taxas e bloqueio de contas que tenham ficado inativas por longos períodos de tempo.

Requisitos

A autenticação de dois fatores (ou 2FA) é a forma mais confiável e segura de proteger suas contas online. Ela requer que os usuários forneçam algo que eles saibam - como sua senha ou pin de segurança - juntamente com algo que eles possuam, como um dispositivo móvel ou chave de segurança - além de seu nome de usuário e senha - a fim de confirmar sua identidade.

Embora esta abordagem seja mais segura do que simplesmente confiar em senhas, ela ainda deixa suas credenciais de login vulneráveis a ataques de ciberataque maliciosos. Estes atacantes normalmente empregam phishing, engenharia social e técnicas de força bruta a fim de obter suas credenciais de login.

Entretanto, quando implementado corretamente, o 2FA pode reduzir significativamente o risco de fraude. Além disso, ele ajuda a proteger contra violações de dados e ataques de resgate.

A instalação do método seguro de login 2FA em seu dispositivo é livre e simples - funcionando em todos os dispositivos que suportam um navegador da web, incluindo tablets e smartphones.

Você pode até mesmo acessá-lo a partir do computador de casa com este serviço. O código único de 6 dígitos que você receberá cada vez que fizer o login tornará mais difícil para qualquer outra pessoa acessar sua conta.

Isto a torna uma ótima solução para indivíduos com informações sensíveis armazenadas em seus dispositivos ou que viajam com freqüência. Você também pode configurar uma forma de autenticação fora da banda, como um aplicativo móvel, para proteção adicional.

A autenticação de dois fatores (2FA) é mais complicada do que simplesmente digitar seu nome de usuário e senha, mas o esforço extra compensa a longo prazo. Não apenas reduz significativamente o risco de fraude, mas torna a recuperação de contas muito mais simples no caso de serem comprometidas.

Você deve estar ciente dos potenciais inconvenientes do 2FA, tais como sua dependência de terceiros ou dependência de hardware fornecido por outras empresas. Além disso, pode ser um desafio implementar uma solução de sucesso de forma oportuna.

Para maximizar as vantagens de sua implementação do 2FA, é essencial que as principais partes interessadas, como executivos e gerentes de TI, estejam a bordo. Isto exige que todos compreendam tanto os riscos quanto as recompensas associadas a esta etapa e possam aceitar o plano de adoção de acordo.